Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Rua Duque de Caxias está a três meses com mão única no sentido Centro-Bairro, da Avenida Medianeira até a Rua Tamanday
Desde outubro Santa Maria passa por mudanças no trânsito, que vão desde o fechamento de retornos a implementação do sistema binário - troca de sentido do tráfego de veículos nas vias. O Diário foi nas ruas que receberam as mudanças para saber como os motoristas e moradores estão se adaptando. Neste texto, são apresentadas as observações sobre as primeiras vias a receberem o sistema binário, em outubro do ano passado, no Bairro Nossa Senhora Medianeira.
A Rua Duque de Caxias passou a ser mão única no sentido centro-bairro, da Avenida Medianeira até a Rua Tamanday. Para compensar esta mudança, a Rua Marquês do Herval, paralela à Rua Duque de Caxias, agora tem o trânsito apenas no sentido bairro-Centro, da Rua Tamanday até a Avenida Medianeira.
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A cuidadora de idosos Andressa Preto de Moura, 23 anos, comenta que a Marquês do Herval, antes de pouco trânsito, agora está bastante movimentada. A mãe dela mora nesta rua, mas fora o grande fluxo de veículos diz que não vê problemas com as mudanças.
Andressa circula bastante de moto pela cidade e diz que ainda está se adaptando para as várias trocas no sentido das ruas.
- A gente se acostuma a fazer o mesmo trajeto para chegar aos lugares, agora é preciso pensar um pouco para ter certeza que não vou entrar na contramão - diz, aos risos.
RESPINGOS
Outra via que recebeu os respingos da Rua Duque de Caxias é a Rua Heitor Campos, que passa ao lado da Basílica Nossa Senhora da Medianeira. Apesar de continuar mão dupla, a professora aposentada Jonelsi Valles, 75, que mora nesta via há mais de 50 anos, conta que nos horários de pico, próximo ao meio-dia e no final da tarde, aumentou muito o fluxo de veículos.
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Jonelsi diz ainda que como o canteiro central da Avenida Medianeira foi aberto e recebeu sistema de sinaleiras, muitos motoristas entram na Heitor Campos, vindos da Avenida Medianeira, apenas para fazerem o retorno e conseguirem dobrar à esquerda.
- A rua é estreita e está com mais fluxo, daí os motoristas dobram aqui, seguem até onde tem entrada de garagem e fazem o retorno, para subir a Heitor Campos e conseguir dobrar na avenida. Acho perigoso - avalia a professora aposentada.
O QUE DIZ A SECRETÁRIA DE MOBILIDADE URBANA
Apesar da implementação do sistema binário começar efetivamente nesta gestão, a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, diz que as mudanças no trânsito seguem as
sugestões do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). Iniciado em 2010, quando Sandra era vereadora, o estudo do Plano Diretor prevê trocas no trânsito para melhorar o fluxo de veículos e mais segurança para motoristas e pedestres, segundo a titular da pasta.
- Estas ideias não saíram da minha cabeça ou de qualquer outra pessoa para agradar alguém. É algo que foi amplamente estudado e que teve investimento de dinheiro público - diz Sandra.
Ela ainda avalia que mudanças costumam ser inicialmente difíceis, mas é preciso dar tempo à população para se acostumarem com as novas normas.
NO TRÂNSITO
O taxista Jorge Luiz Pereira, 58 anos, trabalha na função há 9 anos e diz que toda a mudança para melhorar é bem-vinda. Porém, ele questiona algumas ações da prefeitura, como manter a Rua Heitor Campos em mão dupla e o fechamento dos retornos na Avenida Medianeira.
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Ele diz que as ruas de Santa Maria são muito estreitas e manter fluxo em mão dupla ou com vagas para estacionamento em certas vias atrapalha o trânsito. Já sobre o fechamento dos retornos ele avalia que os percursos ficaram maiores para os motoristas.
Contudo, Pereira diz que só será possível perceber se o sistema binário funcionará em Santa Maria, depois que o período das férias das escolas for encerrado, que é o momento em que o fluxo de veículos aumenta consideravelmente na cidade.